26/03/2017
Imagem de ilustração do artigo Quer inovar? Vá pra rua!

Quer inovar? Vá pra rua!

Para inovar é necessário estruturar um processo que possibilite explorar de forma bem sucedida novas oportunidades de negócio e fazer isso não é simples. Mas, se você acompanha este blog, isso não é novidade, certo? Muitas pessoas me pedem dicas de como uma empresa pode ser mais inovadora e são tantas coisas a se falar que daria um livro. Talvez, a dica mais importante pra quem quer começar a inovar seja a seguinte: VÁ PRA RUA! O propósito de qualquer empresa é criar clientes, seja ela uma startup em fase inicial, tendo um mínimo produto viável para oferecer ao mercado ou uma grande empresa que está querendo inserir um novo produto em seu mix.

VÁ PRA RUA: seus clientes atuais estão na rua e interagir com eles de diferentes formas amplia exponencialmente sua visão sobre suas necessidades e expectativas, mas também sobre seus problemas e dramas. Insights à vista!

VÁ PRA RUA: seus futuros clientes estão na rua e entender a forma como vivem, se relacionam com outras empresas e pessoas lhe possibilitará reflexões interessantes sobre como estabelecer um relacionamento com eles e, quem sabe, se estiverem dentro do seu perfil de público, prospectá-los. Insights à vista!

VÁ PRA RUA: seus concorrentes estão na rua e monitorá-los é importante para que você esteja bem informado sobre o que estão fazendo e também sobre o que pretendem fazer. A inovação depende de originalidade e, simplesmente copiar o concorrente mais bem sucedido não vai lhe ajudar por muito tempo. Insights à vista!

VÁ PRA RUA: um mundo em constante transformação impulsiona o desenvolvimento de novas soluções para as demandas da sociedade. Muitas ideias e projetos, contudo, esbarram na porta chamada “validação”. Nesse momento a empresa precisa ter um bom MVP e apresenta-lo ao correto público-alvo. Seu público está na rua. Coletar as informações durante os testes é o que indicará se a solução está pronta, se há demanda para ela, ou se ela deve ser engavetada. Insights à vista!

Não deixe que a rotina e o enclausuramento empresarial lhe impeçam que sair. VÁ PRA RUA! É lá que as coisas acontecem. Certa vez, um grande amigo me disse que o mundo é movimento. Tal afirmação me levou a refletir sobre inovação e, agora posso dizer: inovação também é movimento. Mesmo sem o melhor plano ou projeto, colocar a mão na massa rapidamente pode gerar o aprendizado necessário para refinar o projeto até que ele atinja o ponto de maturidade de um protótipo funcional que possa ser levado ao mercado e gerar a tão sonhada monetização. Vou dizer mais uma vez: VÁ PRA RUA! E aí, tá esperando o quê? 

Até a próxima reflexão inovadora!

Sérgio Gualdi Ferreira da Silva Filho é fundador da Innomotion Design & Inovação. Administrador de empresas e especialista em marketing e inovação. Também é professor e autor da Metodologia para Implementação de Inovações no Ambiente das Micro e Pequenas Empresas.

Este artigo não possuí comentários. Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Digite seu comentário